Hino do CNSC

Hino do CNSC

Estudai juventude
Erguei a fronte
Que um risonho porvir (Bis)
Já nos aguarda
E o laurel da vitória que não tarda
Há de brilhar mais cedo no horizonte.

Refrão

Colégio Nossa Senhora do Carmo
És oásis do saber e do amor
Bendita a formação que recebemos
E a mensagem divina do senhor.

Saudemos o Colégio tão querido
Exaltando teu nome imortal
Na verdade és o grande arsenal (Bis)
E por nós tu serás inesquecido.

Acessos Online

Obrigado pela visita.

O Colégio Nossa Senhora do Carmo é um dos mais tradicionais educandários de ensino do Amazonas. Aqui você vai ficar por dentro das notícias do CNSC. Nosso objetivo é informar os trabalhos, ações e projetos desenvolvidos no Carmo, há 57 anos formando gerações.

Realização: Grêmio Estudantil
Apoio e Colaboração: Direção do Colégio
Sigam o @Carmo_Parintins no Twitter.

8 de ago. de 2010

Cursos e Profissões: Fonoaudiologia


A Fonoaudiologia ou Foniatria (português europeu), antes denominada logopédia, é a ciência que tem como objeto de estudo a comunicação humana, não apenas os distúrbios da linguagem são do interesse da fonoaudiologia, como também o modo de comunicação sadio e eficaz. "A fonoaudiologia é a ciência que tem como objeto de estudo a comunicação humana, no que se refere ao seu desenvolvimento, aperfeiçoamento, distúrbios e diferenças, em relação aos aspectos envolvidos na função auditiva periférica e central, na função vestibular, na função cognitiva, na linguagem oral e escrita, na fala, na fluência, na voz, nas funções orofaciais e na deglutição."

O fonoaudiólogo é um profissional da saúde e atua em pesquisa, prevenção, avaliação e terapia fonoaudiológica na área da comunicação oral e escrita, voz, audição/sistema nervoso e musculatura facial. Pode atuar sozinho ou em conjunto com outros profissionais de saúde em clínicas, creches, escolas (comuns e especiais) e comunidades, incluindo o Programa de Saúde da Família, unidades básicas de saúde, hospitais, emissoras de rádio e televisão, teatro, home care (atendimento domiciliar), empresas de próteses auditivas, indústrias, centros de reabilitação, entre outros.

Além disso também trabalha com distúrbios na alimentação, como disfagia e outras dificuldades alimentares. É ele quem reabilita pacientes neuropatas com problemas de linguagem como a dislecsia e de pessoas que tem língua presa ou que tenha problemas de linguagem devido a perda auditiva. Trabalha com pessoas que tem problemas na musculatura facial por causa de um AVC ou com pessoas que tem paralisia facial e também pessoas com problema na arcada dentária trabalhando junto com um dentista nessa área. Trabalha com pacientes com labirintite que faz parte do sistema auditivo e nervoso. Realiza exames audiométricos, sendo o profissional especializado na audição e na reabilitação de voz.

Essa ciência se volta especificamente para a psicologia, a lingüística, a medicina e a física acústica. Ela aborda os distúrbios da fala, da voz, da audição e da linguagem: no caso, trata-se de problemas de saúde, tais como, gagueira, dislexia (dificuldades em leituras), afasia (dificuldades de compreensão), rouquidão, apnéia, labirintite e etc. As sete maiores áreas abordadas pela fonoaudiologia são, portanto: Audiologia, Linguagem, Motricidade Orofacial, Voz, Disfagia, Fonoaudiologia Educacional e Saúde Coletiva.

                  Curso de fonoaudiologia

Atualmente, há no Brasil 114 cursos de Fonoaudiologia cadastrados pelo MEC. Denominado Fonoaudiologia tem duração média de quatro anos contendo as disciplinas básicas da área de Medicina, Psicologia e Pedagogia, além de matérias específicas da área de Física e aulas de Fonética e Lingüística. Há no Brasil, diversas instituições de ensino superior que oferecem o curso de Fonoaudiologia. Para saber quais são, é aconselhável a visitar o site do Conselho Federal de Fonoaudiologia no Brasil, que os mantem atualizados.

2 comentários:

  1. Gostei muito da iniciativa de vocês de falaram da nossa nobre profissão que é a Fonoaudiologia.

    Publiquei o texto de vocês (com o devido link de referência) no blog do Conselho Regional de Fonoaudiologia da 7ª Região - Rio Grande do Sul.

    Parabéns por nos prestigiar.

    Atenciosamente,

    Claudio Gabana, Fonoaudiólogo formado no Rio Grande do Sul, realizando Mestrado no Rio de Janeiro.

    ResponderExcluir
  2. O blog agradece a vcs por também nos prestigiar e a fonoaudiologia é uma excelente profissão, boa sorte Cláudio em seu mestrado. Abraços.

    ResponderExcluir