OS BAMBAS NA MATEMÁTICA
Um seleto grupo de crianças, alunos da Rede Pública de Ensino, tem algo em comum: são os melhores em matemática. Fazendo parte do grupo há até medalhista nacional.
No sábado dia 24 e no domingo 25, o professor Domingos Anselmo Moura da Silva da UFAM, se encontrou com o grupo nas dependências da escola Brandão de Amorim, para “brincar com os números” como definiu uma dos participantes do grupo que devido a sua timidez resolveu não revelar seu nome.
Anselmo como é conhecido o mestre possui experiência como matemático e participante da Olimpíada Brasileira de Matemática, ele disse que deve ser orgulho para Parintins ter um garoto que concorreu com mais de três milhões de estudantes e conseguiu a medalha de bronze.
O trabalho com os alunos foi dividido em duas etapas, uma no sábado com duração de oito horas, sendo quatro pela manhã e quatro a tarde. No domingo o trabalho se repetiu com a mesma carga horária.
Domingos Anselmo Moura da Silva, da UFAM, no comando das atividades se disse surpreso com o nível das crianças em relação ao estudo da matemática.
Do grupo inclusive participa André Victor Maia Pinheiro de 15 anos aluno do 1º Ensino Médio do Colégio do Carmo, que é medalha de bronze nacional da Olimpíada de Matemática. André conseguiu essa classificação se dedicando bastante ao estudo da matemática.
André Victor Maia Pinheiro - medalha de bronze nacional
Tímido André de forma simples disse que desde os primeiros anos de estudo a disciplina que mais gostou e teve mais destaque foi matemática e pretende fazer faculdade de matemática por achar quer é de muita importância pára a vida cotidiana das pessoas.
“no início a matemática era como uma disciplina qualquer, mas depois eu comecei a gostar da matemática e estudar não por obrigação, mas por prazer” disse o estudante. Ele acha que todos os estudantes mesmo não tendo aptidão para a matemática, deveriam se dedicar um pouco, pois ela ajuda no raciocínio para as outras disciplinas.
Nas horas de folga André gasta seu tempo com uma boa partida de xadrez para descontrair, que segundo ele ajuda muito a raciocinar “na solução de problemas matemáticos, já que eqsses problemas estão presentes em todo lugar”, afirma o futuro matemático
Nenhum comentário:
Postar um comentário