“A primeira religiosa a dirigir nosso educandário, faleceu no início deste mês, em sua terra natal, deixando sua marca na história da educação parintinense e na vida dos primeiros alunos do C.N.S.C.”
Irmã Mª de Nazaré Bezerra foi a primeira religiosa gestora de nosso educandário de ensino (1957 – 1962), realizou durante este período um excelente trabalho, uma das grandes pioneiras da Educação Vicentina no Coração da Amazônia. Os alunos mais antigos do Colégio ainda estão consternados com a notícia de seu falecimento ocorrido no primeiro domingo deste mês, em Fortaleza – CE, seu corpo foi sepultado no Cemitério São João Batista, na capital cearense.
Ir. Mª de Nazaré morava na Casa Provincial Maria Medianeira, lar da Medalha Milagrosa, um lugar onde vivem as irmãs mais antigas da congregação. Foi onde faleceu aos 95 anos de idade, com a saúde bastante debilitada.
Quando assumiu a direção do educandário em 1957, também exerceu o papel de professora, dando aulas de língua portuguesa, história geral e francês. Na época, havia cerca de mil alunos matriculados - voltando ao Ceará, foi diretora do Colégio Instituto Maria Imaculada das Filhas da Caridade, em Pacoti – CE, por dois anos.
Ao deixar essa cidade passou a residir no instituto onde se encontra a Igreja dos Remédios, na Av. da Universidade, próximo à sede da reitoria da UFC. Transferiu – se posteriormente para a Casa Provincial Maria Medianeira, em Fortaleza, na Av. Des. Moreira, 2211, até seu falecimento.
A ex – aluna do Carmo, Elizabeth Reis, informou que teve a oportunidade de se encontrar com Ir. Nazaré, na década de 90, em Fortaleza. “Ela tinha muita vontade de voltar à Parintins e, naquela época, era bem lúcida. Lembrava com alegria dos tempos de convivência com Dom Arcângelo e outros missionários da então Prelazia de Parintins".
Os familiares da Ir. Maria Nazaré agradecem acolhimento das companheiras religiosas da Casa Provincial, em especial às cuidadoras que com zelo continuado souberam lhe amenizar os prolongados padecimentos.
A Equipe do Blog do Colégio Nossa Senhora do Carmo, presta esta homenagem à Irma Mª Nazaré Bezerra com muita honra, religiosa dedicada, que ficará para sempre na história deste educandário, ao longo de mais de um século, tem formado bons cidadãos para nossa sociedade. Palavras encontradas na nota da Província de Fortaleza descrevem a beleza dessa alma: “Vida espiritual intensa, vive com muito amor a sua consagração, faz o serviço do pobre com grande generosidade, piedade profunda, doação total, consciência delicada, bom relacionamento na vida fraterna, atenciosa com as irmãs e familiares das irmãs, prestativa, serva, educada, silenciosa, simples, prudente, exemplo de uma verdadeira Filha da Caridade”.
Muito Obrigado!!!